São Raimundo Nonato-PI

ASPECTOS HISTÓRICOS
::História

      A região, inicialmente ocupada pelas fazendas de Domingos Afonso Mafrense, após a sua morte foram doadas aos jesuítas. Ao chegarem à fazenda Conceição, os religiosos construíram uma casa dando-lhe o nome de Sobrado da Conceição. Com eles vieram colonos e aventureiros, surgindo daí, constantes conflitos com a tribo dos tapuias. Pois, segundo tradições comprovadas pelos vestígios encontrados, todo o vale do rio Piauí era habitado por silvícolas da tribo dos Tapuias, dos quais diversos aldeamentos existiam na região. Não souberam, porém, os colonos manter amizade com os índios. Ao contrario, à medida que iam se tornando mais numerosos, procuravam escravizá-los, abusando da superioridade em armas e ardis. O que conseqüentemente causou a emigração indígena.

 

O D. João Amorim Pereira, Governador da Capitania do Piauí, ordenou a José Dias, conhecido por comandante Zé Dias, que conquistasse a região do atual Município de São Raimundo Nonato, na qual estavam em litígio, índios, aventureiros e colonos e dividisse as terras ocupadas entre os integrantes de sua tropa.

 

Depois de oito anos, intercalados por trabalhos difíceis, abrindo estradas e expostos a perigos diversos, o comandante Zé Dias e seus companheiros conseguiram conquistar a região.

 

Em uma das distribuições de alimentos e vestuários aos índios, um grupo deles revoltou-se e travando-se uma luta, com um saldo de vários mortos e feridos. Poucos índios se deixaram catequizar, tendo, a maioria, emigrado para as margens do rio Tocantins.

 

Cessados os perigos, o comandante José Dias fez a distribuição das terras entre os companheiros da expedição. Após vencer a batalha, José Dias distribui entre seus companheiros de bandeira as terras pacificadas, conforme lhe fora autorizado, reservando para si, entre outras a fazenda Caracol com boas pastagens, onde passou a residir com a família. A partir daí, veio prosperidade. Fundaram-se várias fazendas. Alinhando-se ruas; abriu-se uma praça; construíram-se casas; organizou-se uma feira semanal aos sábados, onde os lavradores expunham seus produtos à venda.

 

Por Decreto da Regência do Império, em 1832, São Raimundo Nonato foi elevado a distrito eclesiástico, com sede no lugar denominado Confusões. Foi transferido em 1836, para Jenipapo, onde prosperava um núcleo, dedicado à lavoura e à pecuária. Elevado à categoria de Vila e Município em 1850, adquiriu Foro de Cidade, em 1912.

 

Formação Administrativa

 

Distrito criado com a denominação de São Raimundo Nonato, pelo decreto, de 06-07-1832. Elevado à categoria de vila com a denominação de São Raimundo Nonato, pela resolução provincial nº. 257, de 09-08-1850, desmembrado dos municípios de Jaicós e Jerumenha. Sede no atual distrito de São Raimundo. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-03-1851.

 

Pela lei municipal de 12-01-1904, são criados os distritos de Caracol e João Alves e anexado ao município de São Raimundo Nonato - PI.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: São Raimundo Nonato, Caracol e João Alves.

 

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Raimundo Nonato, pela lei estadual nº. 669, de 26-06-1912.

 

Contudo, em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: São Raimundo Nonato e Caracol. Não figurando o distrito de João Alves. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

 

Pelo ato das disposições constitucionais transitórias promulgado de 22-08-1947, desmembra do município de São Raimundo Nonato o distrito de Caracol. Elevado novamente à categoria de município.

 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº. 164, de 28-01-1955, são criados o distrito de Curral Novo e anexado ao município de São Raimundo Nonato.  Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituídos de 2 distritos: São Raimundo Nonato e Curral Novo.

 

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Curral Novo, pela lei estadual nº. 2363, de 05-12-1962, desmembrado de São Raimundo Nonato. Sede no antigo distrito de Curral Novo ex-povoado. Constituído do distrito sede.

 

Pela resolução do Senado Federal de 25-04-1966, é extinto o município de Dom Inocêncio ex-Curral Novo, sendo seu território anexado ao município de São Raimundo Nonato, Curral Novo como, simples distrito.

 

Pela Lei Estadual nº. 4206, de 07-06-1988 o Distrito de Curral Novo foi desmembrado do município de São Raimundo Nonato e elevado à categoria de município com a denominação de Dom Inocêncio. Instalado em 01-01-1989.

 

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial até apresente data.

 

Aspectos Geográficos e Demográficos

 

O Município de São Raimundo Nonato do Estado do Piauí possui uma área de 2.428 km² representando 0.9653% do Estado, 0.1562% da Região e 0.0286% de todo o território brasileiro.

 

 

Limites de São Raimundo Nonato – PI, encontram-se inserida no Sudeste piauiense limitando-se ao Norte Canto do Buriti, Coronel José Dias, e São João do Piauí; a leste: São João do Piauí, Coronel José Dias, e São Lourenço do Piauí; ao sul: Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí e Várzea Branca do Piauí; ao Oeste Bonfim do Piauí.

 

Podemos destacar, logo abaixo, na tabela várias outras informações e dados sobre a Cidade de São Raimundo Nonato – PI.

 

Referências Bibliografias

 

IBGE. Censo Demográfico do ano 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

IBGE. Censo demográfico de 1970 a 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Agência de São Raimundo Nonato – PI.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Site: www.ibge.gov.br.

 

Fonte: Paulo Oliveira

(pauloiveiras@hotmail.com)

 

Fotos Histórica


ASPECTOS GEOGRÁFICOS
::Área: 2.606,85 km2
::Distância da capital: 517 Km
::Limites:
  • Norte: Brejo do PI / João Costa
  • Sul : Fartura do Piauí
  • Leste : Cel. José Dias / São Lourenço do Piauí
  • Oeste: São Braz do PI / Bonfim do Piauí
::Clima:
  • Temperatura Máxima: 38º


ASPECTOS SOCIAIS
::Estatística:
  • População: 31.880 habitantes
::Eventos: Padroeiro São Raimundo Nonato (Agosto)


ASPECTOS ECONÔMICOS
::Agricultura:

  • Castanha de Caju
  • Milho

  • Mamona


PREFEITURA
::Prefeito: Padre Herculano Negreiros (PT)
::Endereço: Rua José Leandro, 288 - Centro
::CEP: 64.770-000
::Fone: (86)582-1411
::Fax: (86)582-1412

 
 

© Copyright - Portal SRN® 2005 - 2010